Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq: NUCOM - Identidade, Comunidade e Sustentabilidade
O Grupo de Pesquisa, pertencente ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, é vinculado ao diretório de pesquisa do CNPq: NUCOM - Identidade, Comunidade e Sustentabilidade. É coordenado pela Profª. Drª Verônica Morais Ximenes e composto por alunos da graduação e pós-graduação em Psicologia. Desenvolve pesquisas voltadas para as temáticas processos psicossociais e vulnerabilidades sociais, com ênfase em Psicologia Comunitária, implicações psicossociais da pobreza, saúde comunitária e políticas públicas.
Link do grupo: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5771591058534198
Cartilha Pessoas em Situação de Rua: vivências de pobreza, opressões e enfrentamentos
Clique na figura para saber mais
Cartilha Implicações P
sicossociais da Pobreza na Saúde ComunitáriaClique na figura para saber mais
Vídeo da audiência pública sobre o mapa da pobreza de Fortaleza
Vídeo da Audiência Pública que ocorreu em outubro de 2014 na Assembléia Legislativa do Ceará, com apresentação e debate sobre o mapa da pobreza extrema de Fortaleza:
Clique na figura para saber mais
Em andamento
Título: Pessoas em situação de rua: análises psicossociais do 2º Censo da PSR de Fortaleza
Coordenação: Profª Drª Verônica Morais Ximenes
Período: agosto/2022 a dezembro/2025.
Palavras-chave: Pessoas em situação de rua; pobreza; políticas públicas; análise de dados.
Resumo: O problema de pesquisa consiste na falta de dados oficiais por parte dos Governos Federal, Estadual e Municipal sobre a população em situação de rua que prejudica a análise, o planejamento e a implantação de políticas públicas voltadas para este grupo populacional, como também, potencializa a invisibilidade das pessoas em situação de rua. Tem como objetivo analisar os dados sobre a população em situação de rua de Fortaleza gerados pelo 2o Censo Municipal sobre População em Situação de Rua e pela pesquisa pobreza a estigmatização da PSR e objetivos específicos: 1) Selecionar as categorias teóricas vinculadas a realidade das pessoas em situação de rua, 2) Realizar as análises estatísticas dos dados 2o Censo Municipal da PSR e da pesquisa pobreza, à estigmatização e violação de direitos da PSR, 3) Sistematizar os dados a partir das ssões teóricas que apontem para o desenvolvimento das politicas publicas e visibilização da população em situação de rua de Fortaleza e 4) Desenvolver ações de divulgação desses resultados no âmbito das políticas públicas e do Movimento Nacional da População em Situação de Rua de Fortaleza e do Ceará. A pesquisa tem como pergunta de partida: Como a análise conjunta do 2o Censo Municipal sobre População em Situação de Rua e da pesquisa pobreza, à estigmatização e violação de direitos da PSR contribuirão para as análises teóricas dos dados sobre a população em situação de rua de Fortaleza, visando a definição de políticas publicas e a visibilização das pessoas em situação de rua? A metodologia será quantitativa e trabalhará com os dados secundários relacionados à população em situação de rua de Fortaleza gerados pelo 2o Censo e Pesquisa Municipal sobre População em Situação de Rua e o relatório da pesquisa pobreza e estigmatização da PSR. Os resultados esperados são a análise teórica dos dados oficiais gerados pelo II Censo Municipal sobre População em Situação de Rua que apontem para o desenvolvimento das politicas publicas e visibilização da população em situação de rua de Fortaleza. Como também, a construção de conhecimentos e problematizações a partir da Psicologia que possibilitem uma melhor compreensão da expressão da vida nas ruas dessa população.
Encerradas
Título: Pessoas em situação de rua: processos psicossociais relacionados à pobreza e à estigmatização
Coordenação: Profª Drª Verônica Morais Ximenes
Período: agosto/2018 a dezembro/2021.
Financiamento: Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018
Palavras-chave: Situação de rua; pobreza; estigmatização
Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo compreender os processos psicossociais relacionados à pobreza e à estigmatização vivenciados por pessoas em situação de rua do Nordeste e Sul e objetivos específicos: Descrever os modos de vida dessas pessoas; Mensurar a pobreza multidimensional dessa população; Analisar processos psicossociais de opressão presentes nessa população; Analisar processos psicossociais de libertação presentes nos enfrentamentos e Identificar as implicações dos preconceitos, dos estigmas e da violência na vida das pessoas situação de rua. A pesquisa tem como pergunta de partida: Como as pessoas de rua vivem os processos psicossociais relacionados à pobreza e à estigmatização? Pretende-se utilizar uma metodologia mista com dados quantitativos e qualitativos em virtude da complexidade do problema. Serão utilizados questionário composto por perguntas relacionadas a Pobreza Multidimensional, Escala de Humilhação e Vergonha, Escala de Discriminação Cotidiana, Escala de Violência, Escala de Suporte Social, entrevistas e grupos focais. Participarão moradores/moradoras em situação de rua maiores de 18 anos dos Municípios de Fortaleza e Maracanaú (Ceará) e Umuarama (Paraná). Dessa forma, buscam-se respostas acerca das condições opressoras que atingem as pessoas em situação de rua, com foco na pobreza e na estigmatização que se traduzem em claras violações de direitos.
Título: Impactos da pobreza no desenvolvimento da saúde comunitária: avaliação psicossocial de comunidades rurais nas regiões Nordeste, Norte e Sul
Coordenação: Profª Drª Verônica Morais Ximenes
Período: janeiro/2013 a dezembro/2016.
Financiamento: Edital UNIVERSAL – MCTI/CNPq Nº 14/2013.
Resumo: https://www.dropbox.com/s/5hd1f0tsn03kkgi/Resumo%20%281%29.pdf?dl=0
Título: Ética na formação em Psicologia Comunitária no Brasil
Coordenação: Profª Drª Verônica Morais Ximenes e Prof. Dr. Jorge Castellá Sarriera.
Período: Novembro /2013 a dezembro/2016
Financiamento: sem financiamento.
Resumo: https://www.dropbox.com/s/gm2thrcieoigj1k/Resumo2.pdf?dl=0
Link: Rede Brasileira de Formação em Psicologia Comunitária
Link: Red Latinoamericana de Formación en Psicología Comunitaria
Título: Impactos da pobreza no desenvolvimento da saúde comunitária: avaliação psicossocial das comunidades do Bom Jardim (Fortaleza) e da Canafístula (Apuiarés/Ceará)
Coordenação: Profª Drª Verônica Morais Ximenes e Prof. Dr. Jorge Castellá Sarriera.
Período: fevereiro/2012 a fevereiro/2014.
Financiamento: Edital MCTI /CNPq /MEC/CAPES N º 07/2011
Título: Práticas inovadoras e Desinstitucionalização: analisando um Movimento Comunitário em Saúde Mental no Nordeste do Brasil
Período: agosto/2009 a julho/2011
Financiamento: Edital MCT/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/DECIT 033/2008
Título: Psicologia Comunitária e os paradigmas da Complexidade e da Libertação.
Período: agosto/2008 a julho/2009
Título: Percorrendo caminhos epistemológicos da Psicologia Comunitária (2ª Etapa).
Período: agosto/2007 a julho/2008
Título: Percorrendo caminhos epistemológicos da Psicologia Comunitária
Período: agosto/2006 a julho/2007
Título: Práxis no Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) – um enfoque da Extensão Universitária (2ª Etapa).
Período: agosto/2005 a julho/2006
Título: Práxis no Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) – um enfoque da Extensão Universitária.
Período: agosto/2004 a julho/2005
Título: Estudo comparativo do Sentimento de Comunidade entre comunidade urbana e rural.
Período: agosto/2003 a julho/2004
https://www.dropbox.com/s/utigusmd423vel5/Relatorio%20PIBIC%202003-2004.pdf?dl=0